Lingua Actual: Português
English Version
14 Dezembro 2018
Conciliamos a manipulação de produtos poluentes com a preservação do Ambiente
EMPRESA LUBRIFICANTES CASTROL SERVIÇOS ADSORVENTE HMP QUALIDADE CONTACTO NOTÍCIAS
Utilização

Controlo de Poluição
Agressão poluidora por hidrocarboneto

1. Prevenção

1.1. Planos de contingência:
Medidas tomadas por órgãos governamentais e empresas competentes no intuito de orientar e treinar pessoal de empresas que manipulem no trato diário hidrocarbonetos e seus derivados.
1.2. Filtragem:
1.2.1. Engenharia hídrica
1.2.2. Utilização de equipamentos
1.2.3. Utilização de produtos
1.3. Controlo de vazamentos
1.3.1. Verificação de pontos de fuga
1.3.2. Manutenção de dutos, flanges, válvulas, meios de transportes, etc.

2. Contenção de derrames

2.1. Tipos de acidente:
2.1.1. Grandes vazamentos:
- Meios hídricos/Costeiro e Off Shore: As medidas utilizadas usualmente são:
• O isolamento do local com bóias flutuantes e utilização de equipamentos para separação de água e óleo no local. Lembrando que este procedimento só é adequado caso a lâmina d'água seja superior a 12 metros, não havendo fortes correntezas ou situações climáticas desfavoráveis (ventos fortes, gelo, etc).

• Utilização de produtos e recolhimento posterior.
o Costeiro: As medidas utilizadas atualmente são as aplicações de mantas ou cordas oleofílicas, mas com o surgimento de alguns produtos estes métodos estão se tornando obsoletos devido a sua difícil disposição final e a não apreensão total do agente agressor propiciando assim um grave distúrbio ecológico.
o Solo: variando de acordo com o terreno podem ser feitas raspagens ou valas para a contenção de elemento agressor e o resíduo levado para os Lands Farms, ou seja, fazendas de óleo para a sua posterior metabolização. Caso haja rios ou represas próximas, deverá ser feita uma avaliação geo-biológica do local para a constatação da possível dimensão do impacto ambiental a fim de serem tomadas as medias cabíveis para a proteção de ecossistema, ou seja, evacuação de animais e ou tratamento dos já afetados. Limpeza das áreas poluídas prevenindo agressões ás áreas limpas.

Até então as medidas existentes normalmente acarretam um período muito extenso de mão-de-obra, utilização de equipamentos muito caros e a disposição final prejudicada pelo excesso de volume de resíduos e por vezes pelo local acidentado.


2.1.2. Pequenos vazamentos:
- Meios Hídricos - Solo e Off Shore
• As medidas utilizadas tanto em meios hídricos como no solo são idênticas, mas é óbvio em menor proporção e por muitas vezes, erroneamente, desconsideradas quando em fatos isolados.

 

Atlântida Serviços 2008
Design: Sensorial-Net